Visita Ministro do Trabalho a Cruz Vermelha Chapecó



Ministro do Trabalho e Emprego visita a Cruz Vermelha de Chapecó

Depois Manoel Dias participa do ato de fundação da CSB de Santa Catarina

Chapecó/SC (11.09.2015) - O ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias estará em Chapecó neste sábado (12) para instalar o “braço” catarinense da Central dos Sindicatos Brasileiros - CSB. A plenária de fundação inicia às 10 horas no Restaurante Barriga Verde. O presidente nacional da central Antonio Neto e lideranças sindicais de todo o Estado estarão em Chapecó para o ato.

O encontro regional da CSB em Santa Catarina vai analisar as conjunturas nacional e estadual, discutir as principais lutas do Brasil e debater a consolidação das ações da central. O vice presidente nacional da instituição, sindicalista Chapecoense Oneide de Paula (Neidão), deve assumir a presidência da CSB catarinense. Em Santa Catarina a central possui filiados 35 sindicatos e duas federações. Neidão, presidente do sindicato local e da federação catarinense dos trabalhadores na movimentação de mercadorias, já projeta vigorosa ação de fortalecimento da organização. Disse que pretende chegar a 60 filiados até o final do ano, com as primeiras adesões sendo oficializadas já no encontro deste sábado.

Com menos de quatro anos após sua reorganização ao final de 2011 e com sede em Brasília, a CSB tem 524 sindicatos e 24 federações filiados. Em todo o país o conjunto representa mais de 800 mil trabalhadores das mais variadas categorias profissionais. Até dezembro a meta é fechar 600 sindicatos sócios para superar a casa de um milhão de trabalhadores representados.

Amplitude - A CSB atua na defesa de interesses sindicais, sociais e políticos das entidades filiadas, dos trabalhadores profissionais liberais, autônomos e diferenciados. Cumpre o mesmo papel junto aos trabalhadores em geral, públicos ou privados, urbanos e rurais, ativos, inativos e aposentados. Desenvolve ação unitária e coordenada, comprometida com o bem comum, a prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais e a promoção da justiça e da paz social.

A CSB foi fundada em 2008 e após frustrada tentativa de fusão com outra central, passou a ser reorganizada em 2011 para construir uma nova alternativa de organização dos trabalhadores brasileiros. Deveria (e assim o faz) atender os princípios da unicidade sindical, do nacionalismo, contrária a partidarização do movimento sindical e pelo fortalecimento dos sindicatos. Após sua reestruturação a CSB, instituição combativa, plural, ativa e moderna, está em pleno processo de construção e sendo organizada em todos os estados brasileiros.

Antes da plenária a agenda do ministro Manoel Dias marca visita às instalações da Cruz Vermelha Brasileira - filial Chapecó, também presidida por Oneide de Paula.
- - - - -
Fotos:

- O ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias participa da fundação da CSB de Santa Catarina em Chapecó
- O presidente da CSB Antonio Neto amplia a estrutura da Central com a fundação da unidade de Santa Catarina